domingo, 18 de abril de 2010

A evolução da Espécie

   Bom domingo pra você. Bem, vou continuar meus estudos públicos sobre o ato de criação de um artista de quadrinhos, ou seja, como o nosso processo criativo se desenvolve no correr dos anos. Agora eu quero mostrar isso de forma prática (a prática é, de longe, minha tática favorita de ação. E não a teórica). Minha arte se divide em 3 fases principais: a "primitiva", a evolutiva e a atual (eu chamo ela de semi-profissional). Já mostrei aqui um desenho da minha fase primitiva. Agora vou mostrar a evolução de minha forma de faser quadrinhos. A partir desse momento, começo a levar minhas referências técnicas e culturais mais a serio. Leve em consideração tudo que disse no texto anterior. Devo acrescentar que eu acabei perdendo algo no meio do caminho... algo que encontro claramente na minha arte primitiva. Que bom que estou passando por essa fase de redescoberta.
  OK, vamos aos exemplos imagéticos para que observação. Todos os personagens apresentados aqui estão sobre minha responsabilidade no que diz respeito aos direitos autorais.

1. Essas são as 5 revistas que dividem minha fase primitiva da minha fase evolutiva. Elas tem uma media de 16 páginas. Foram feitas uma por mês... em 6 ou 7 meses;
2. Essa que está em cima das outras foi o último n° da primeira fase de G.A. (Guerreiros Alfa);
3. Observe o desenho geométrico - base de todo meu desenho nessa época;
4. Esse aí é o antigo 'Nega'. Nessa história se chamava 'Nayga'... continuava minha dificuldade de bolar nomes;
5. Uma página da segunda revista. Por opção, mantive ela no grafite;
6. Observe as sequências de rostos desse personagem. A evolução é feita de mês em mês;
7. A mudança mais significativa aconteceu da segunda revista para terceira como podem ver. Mas meu roteiro continuava sendo uma cópia de desenhos que eu tinha visto até ali;
8. Aqui meu desenho começou a capiturar uma referência muito forte de Dragon Ball Z;
9. Amadurecimento na quarta revista;
10. Bem mais expressivo... digamos, mais seguro;
11.  A melhor revista graficamente falando.
12. Ultima vez que aparece na ultima fase (que não foi terminada).  


1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.

   Aqui terminou as minhas primeiras histórias de G.A. Eu já identifico um primeiro ponto de minha identidade artística: foi a partir dessas revistas que comecei a determinar começo e fim das histórias. Já as terminava na minha cabeça - desde então, nunca mais terminei minhas histórias. Eu realmente não me dou bem com finais. Talvez por não acreditar profundamente nos mesmos... como pude testificar um tempo depois.
   Agora, vejam imagens de minha fase evolutiva a partir de 2004. Essa foi a mais prolifera no quis respeito a técnica. E também foi quando reduzi muito minhas referências. Até suprimi-las inconcientemente do meu processo criativo.

1. Essa revista foi feita para a feira de ciências da minha escola em 2002. Foi a primeira vez que fiz algo que queria de fato (com quadrinhos). As cópias foram roubadas e depois, em uma feira sobre transito que aconteceu na escola, estava lá, toda plagiada e com frases trocadas. Eu gostei de que tenham me tomado por modelo... talvez, essa tenha sido a primeira vez;
2. Esse é o Nex (ex-Nega e ex-Nayga). Feito em 2004 ou 2005. Eu já estava bem mais seguro no que fazia. Já sabia que artista de quadrinho era uma profissão e queria segui-la;
3. Minha primeira história adulta. Não terminei - talvez por não ser adulto o suficiente na época. É a criação testando seu criador;
4. Essa é uma página de ação de G.A. na segunda edição da obra. Com o tempo, acabei abandonando o traço do tipo Dragon Ball Z e tive que inserar, mais uma vez, a obra. Agora irei começar a terceira versão (essa será a última).

1.2.
3.4.

   Tenho  muitos outros exemplos de como foi a evolução do meu desenho. Mas creio que para fins de pesquisa isso já é suficiente. Agora a próxima fase será a parte comercial da coisa. Bem, eu queria escrever mais, mas já ta meio tarde. Eu volto no decorrer da semana. Por favor, se puderem, façam comentários para eu ter algumas impressões de terceiros. Obrigado e até...

2 comentários:

  1. Jaison, bem legal essa linha evolutiva que você traçou... é algo que todo aspirante a quadrinista como nós passou algum dia (também passei pela fase DBZ), aquele momento de estagnação criativa que do nada nos lança a um outro patamar técnico, infinitamente superior.

    Quero ver os trabalhos da sua nova fase, que (pelo pouco que vi) prometem ser uma guinada na sua trajetória nos quadrinhos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, eis a primeira participação do blog! E aí Luhan?! Pois é, graças a essa linha que fiz a alguns meses, estou transformando o meu quadrinho, pela primeira vez, para algo propriamente meu. Sou meio que espectador de mim mesmo... vamos ver pra onde vou. Valeu amigo e até!

    ResponderExcluir