quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Composição de um desenho no Photoshop (parte 2): Desenhando tudo no lugar certo


Continuando a aulinha marota.
Já disse no final da parte 1 que a separação das camadas é importante para ajudar na organização do trabalho e para facilitar as edições. Mas também é importante porque organiza os elementos do desenho.
Você já sabe de cabeça onde cada coisa vai ficar, mas pode acontecer de algo poder se melhorado ou melhor definido. Seguindo a lógica observe no desenho que o elemento que está mais a frente de todo o desenho são os personagens. Então poderia ser uma boa ideia (muito boa) começar a desenhar por eles. Cada personagem está em distâncias diferentes. Isso aumenta mais a necessidade de editar cada um em uma layer diferente.



Definido as distâncias e a composição, desenhe cada um por vez. E claro não se esqueça de dividir tudo da maneira correta nas camadas. Divida rascunhos, fundo e elementos principais em grupos diferentes. No meu caso, tudo o que está até a parte de fundo de encontro das linhas vermelhas está na pasta “arte final”. Os fundos vão ficar em “ambiente”.




 Com os personagens terminados. Atribua as cores deles antes de casar para os próximos elementos. Veja se está tudo funcionando bem.
Para colorir, faça o seguinte: depois de desenhar, a camada feita com as linhas do desenho vai conter pontos de linha (em preto ou a cor que vc escolhe) e transparência no resto. Coloque uma camada branca abaixo de todas as outras e comece a pintar o que será colorido em uma camada onde você vai aplicar somente as cores. Essa camada vai ter que ficar logo abaixo da camada de linhas do elemento. A cor vai ficar por dentro da linha como se deve.



 As cores que você está vendo no desenho são próprias para impressão, ou seja, quando você imprimir esse desenho, ele vai estar exatamente com as cores que você está vendo no photoshop com algumas ligeiras diferenças. Essas cores não são tão belas quanto as cores RGB.
Na próxima parte vou falar sobre paleta de cores RGB e CMYK. Flws!

Nenhum comentário:

Postar um comentário