quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Composição de um desenho no photoshop


Resolvi postar um tutorial de composição hoje. Creio que nada que postar aqui vá estar fora do conhecimento dos desenhistas mais experimentados, mas talvez ajude alguns que estão começando a desenhar por agora. O tutorial vai ter as seguintes partes:

PARTE 1: linhas de composição; PARTE 2: desenhando tudo no lugar certo;  PARTE 3: cores RGB e cores CMYK;  PARTE 4: finalizando.

Uma facilidade que os computadores vieram nos dar é a vantagem de poder experimentar maneiras de compor um desenho sem precisar gastar material físico no processo. Com um mínimo de investimento, você pode desenhar no computador antes de tentar fazer os desenhos no seu A4 e no lápis. O investimento inicial pode ser um pouco caro, mas vai compensar bem por que, afinal de contas, se pretender trabalhar com ilustração, quadrinho, animação, etc., vai acabar tendo que comprar os seguintes materiais:
  • Um PC ou um notebook. Ouça alguém que conhece de computador: evite computadores de Lojas Bahia, Ricardo Eletro, etc. Compre seu computador em uma loja especializada, onde você vai conseguir peças muito melhores em um computador ideal para seu trabalho. Você compra um bom equipamento por uns 1500 reais.
  • Uma tablet para desenho. Eu tenho uma Bamboo Wacom que me saiu por 280 reais. Compensou demais! Nunca me arrependi de ter comprado ela.
Esse investimento é o mínimo, acredite. Se você for bom, vai recuperar esse dinheiro em poucos meses ou até em um mês de trabalho dependendo de seu ramo. Vou usar um wallpaper que estou criando de um quadrinho meu, o São Amigos Eletrônicos.

PARTE 1 – Linhas de composição

Se você já teve aulas de desenho, sabe que uma das lições que se aprende é a composição através de linhas de composição. Essas linhas vão representar a perspectiva de uma cena. Essas perspectivas vão se apresentar dando o tom de “ação” de uma determinada figura ou do desenho como um todo. Não vou dar aula de desenho aqui no tuto... seria algo bem extenso e não acho que eu seja o mais apropriado para dar essas aulas. A perspectiva também serve para nos ajudar nas marcações, ou seja, onde determinado elemento deve estar na cena. Enfim, leve toda sua bagagem narrativa em conta ao compor uma cena.
Abra seu photoshop. Não importa a versão, qualquer versão vai servir... eu uso a 7 em casa e a CS3 no trabalho e ambas me serviam igual.


Note que você deve prestar atenção na composição das camadas também. CADA ELEMENTO DEVE ESTAR EM CAMADAS DIFERENTES, assim, a construção será simplificada além de dar liberdade de corrigir uma única parte de cada vez caso seja necessário. Os efeitos também poderão ser empregados individualmente. Eu criei essas camadas dentro de grupos para não ficar uma lista muito extensa na janela de camadas, além de me proporcionar controle em todas as camadas dentro do grupo, ou seja, se eu clicar no olho que fica do lado do grupo na janela de camada, todo o grupo vai ficar invisível. Isso é a poderosa percepção que o photoshop proporciona, você o usa meio que instintivamente. 

Crie as camadas onde ficaram as linhas. Caso aja sobre posição de alguns objetos seria bom colocar as linhas em camadas diferentes. Veja no meu exemplo: 1 – linha de composição do cenário por completo definido por um único ponto de fuga, 2 – linha de casa logo a esquerda em cinza, 3 – marcação dos personagens.





 

 Por que é bom separar esses elementos como eu disse? Bem, quando habilito todas as camadas, posso ver como o desenho vai ficar quando pronto. Mas agora vou trabalhar os personagens então a ponte e a casa de shows que vou criar depois não importam. Sendo assim, eu desabilito essas camadas.



 Posto a PARTE 2 em outra ocasião. Se houver perguntas, coloque no comentário. Flws!

Nenhum comentário:

Postar um comentário