segunda-feira, 20 de junho de 2011

Material pra começar 2 - prosseguindo com a produção


Continuando a falar de materiais depois de alguns pedidos.
Agora vou falar sobre o momento da produção. Lembrando que tenho produzido mangás ultimamente e a lista varia não somente com o tipo de quadrinho produzido, mas também com o subtipo do quadrinho produzido.
Vou pegar três produções diferentes:

O Dia da Morte de Marta – (Quadrinho online P&B. original feita com sulfite A4, arte final 1 feita no Super White gramatura 140 e arte final dois digital) O Dia da Morte de Marta é a minha produção atual mais barata. Utilizo: pacotes de folhas sulfite A4 nos originais que depois vão pra mesa de luz (recomendo pacote com 500 folhas para fazer rascunhos além dos originais). Compre em fabrica de papel, fica mais barato. O efeito colateral disso é que o sulfite não é a melhor pedida, nem mesmo para os originais, caso queira preservá-los por muito tempo. Tente também folhas com gramaturas maiores 140 pra um original feito no grafite já tá bom. Tenha isso em mente. O Super White é um sulfite de gramatura maior e super branco. Muito bom para passarmos os traços do original pela mesa de luz. Você vê tudo claramente. Muito ruim se a gramatura for 140. Se utilizar canetas até passa, mas se for usar nanquim e pincel cuidado redobrado com a sujeira e mesmo o manuseio da página quando terminar (ela vai ficar toda torta!). Por último a arte final no PC requer softwares de edição além de um scanner. Compre que será um bom investimento (não veja isso como gasto). Até por que custa 4 reais scannear uma folha! Imagina 50! Aí é com você. O bom da ultima etapa no PC é que você pode simular nos programas, efeitos que, se fossem feitos manualmente, iam gastar muito tempo e também muito dinheiro.



O Sétimo Dia – (Quadrinho online P&B. Original feita com sulfite A4, arte final 1 feita no Canson gramatura 180. Arte final 2 em primeiro instante feita no PC, mais tarde seria impresso) Já disse quanto gastei com esse quadrinho. Como foram poucas páginas ficou bem em conta, mas cuidado. Esse quadrinho é muito escuro, ou seja, muita tinta gasta. Nesse caso, o Super White 140 seria impossível e talvez você devesse considerar usar tintura no PC, o que, em minha opinião, iria empobrecer seu trabalho. Tem um limite para uso do PC em quadrinhos autorais. A não ser que seja um trabalho colorido, aí a história é outra.



Lewistron Knight – (Impresso 250 pg. Colorido. Original sulfite A4. Arte 1 no Fabrian gramatura alta, tintas de várias cores de várias marcas e arte final 2 feita no PC para tratamento de impressão) Já falei desse livro ilustrado aqui no blog. Esse é um sonho caro demais de ver realizado. Primeiro por que a distribuição não seria on line, como os outros. Nisso já devo pensar em trabalhos com gráficas e número de impressos, tipo de impresso, etc. Segundo: arte em aquarela. É o ponto forte do livro, mas também seu ponto fraco. Se quer trabalhar com aquarela, já deve ter contato com isso pra saber o quanto custa esse material. O Fabrian custa 16 reais a folha A3 e as tintas variam em diversos preços e qualidades. Eu colocaria essa produção no patamar de “caprichos”, logo, seu preço seria um capricho também. Essa é produção pra quem já tem um nome e pode pedir descontos ou trabalhar junto a editoras. Esse não é meu caso, logo, o projeto vai carecer de recursos ainda não existentes. Pense bem nisso.



Esse texto ficou longo demais, vou deixar pra falar dos meses que vão acompanhando os gastos de produção numa outra oportunidade. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário